A pré-impressão é uma fase importantíssima no processo de produção gráfica e pode ser compreendida como todo o conjunto de procedimentos e cuidados a serem adotados antes do processo de impressão propriamente dito. Podemos dizer que a pré-impressão consiste, geralmente, na manipulação de um arquivo para a obtenção de uma matriz de impressão.

Durante muito tempo, quando a tecnologia ainda não apresentava tanta evolução e o uso do computador ainda não era tão difundido, esses processos eram realizados pelo método que hoje chamamos de convencional ou mecânico. Mas como hoje, praticamente todos os trabalhos são finalizados por meio digital, iremos focar nossa abordagem nos processos eletrônicos de pré-impressão.

O cuidado na manipulação de um arquivo de pré-impressão é fundamental para possibilitar o melhor resultado final. Este serviço pode até corrigir eventuais falhas do arquivo original e proporcionar uma impressão de qualidade superior.

Um outro fator que torna imprescindível um cuidado especial nessa área é a sua característica de ser a transição entre dois processos, a “ponte” entre o processo de criação e o processo de produção ou impressão. Para evitar dúvidas quanto a quem deveria ser o responsável por esta ou por aquela etapa, o  ideal é que o profissional de criação mantenha sempre um diálogo com o profissional de pré-impressão e que ambos entrem num acordo sobre a melhor forma de se entregar o arquivo para impressão. Pelo mesmo motivo, é muito importante o acompanhamento de todo o processo por parte de um profissional específico (produtor gráfico).

View the embedded image gallery online at:
http://theoweiss.com.br/index.php/solucoes#sigFreeIdd94451ec18